• SAÚDE
  • 18/05/2020

Em reunião realizada na sede do Ciapra Baixo sul, entre o presidente do Consórcio Leandro Ramos e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ituberá foi apresentado, por parte do conselho, uma proposta de utilização de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na estruturação da Unidade de Referência Microrregional Covid19 em Ituberá.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, órgão responsável pela fiscalização dos recursos direcionados ao atendimento da população infanto-juvenil autorizou a utilização de recursos do Fundo em ações de combate ao COVID-19.

A proposta visa a utilização de parte do recursos do fundo, em políticas de saúde, uma delas é a aquisição de equipamentos para a Unidade de Referência Microrregional Covid19 em Ituberá e uma outra parte em medidas de assistência social.

“A nossa proposta na reunião de hoje foi pensar a criança e adolescente na sua integralidade, além da questão da alimentação que é fundamental, mas também na saúde que nesse contexto de pandemia é prioritário. Daí surgiu a ideia de buscar parceria com o CIAPRA no sentido de que como interlocutor dos municípios do Baixo Sul possa articular e sensibilizar os nossos vizinhos para que se possa fazer um financiamento coletivo entre os CMDCA's para comprar o número maior de equipamentos/respiradores para a Unidade de Referência... ”, destacou Fawaz Abdel, presidente do CMDCA – Ituberá.

A Unidade de Referência Microrregional Covid19 que está sendo implantada em Ituberá atenderá aos municípios de: Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Cairú.

O próximos passo é dialogar, através do Ciapra Baixo Sul, com conselhos e secretários de saúde e desenvolvimento social de outros municípios, para que destinem recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para a Unidade Referência Microrregional Covid19.

#baixosul #consorcios

• Imagem 1 do CMDCA DE Ituberá propõe utilização de parte do recurso do Fundo Municipal do Direito da Criança e do adolescente para combate ao Covid19.